ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 131-2


Poster (Painel)
131-2Isolamento e Identificação de Cepas Microbianas com Potencial Biotecnológico no Controle de Qualidade da Água na Aquicultura
Autores:Russo, S.C.S. (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Ferreira, J.V.R. (INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e TecnologiaUEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Cardoso, A.M. (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona OesteINMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

Resumo

A necessidade de aumentar a produção aquícola (piscicultura, malacocultura e carcinicultura) leva a indústria em direção a práticas mais intensivas. Alguns dos fatores que influenciam esta tendência são: limitações em termos de quantidade e qualidade da água disponível, bem como os impactos ambientais dos efluentes gerados. A aquicultura moderna deve contemplar, além do lucro, a preservação ambiental e o desenvolvimento social. A utilização de biofiltros para remoção de amônia e outros poluentes em sistemas de recirculação da água na aquicultura está ganhando crescente demanda mundial, em termos de produção sustentável e proteção do meio ambiente. No entanto, pouco se sabe sobre a composição microbiana presente nestes sistemas. O presente trabalho teve como meta principal caracterizar a qualidade da água em sistema fechado de recirculação e identificar a microbiota associada aos biofiltros. As coletas foram realizadas durante os períodos de maturação do filtro biológico sendo analisadas as seguintes variáveis: temperatura, pH, salinidade, amônia, nitrato, nitrito e fosfato. Em paralelo, os principais grupos microbianos foram selecionados e crescidos em meios de cultura seletivos e em condições específicas de cultivo. Os isolados foram identificados pelo sistema automatizado Vitek e analisados quanto ao seu potencial biotecnológico no controle de qualidade da água, bem como quanto a presença de bioindicadores de poluição e potenciais patógenos, revelando a importância de archaeas e bactérias nitrificantes neste processo. O gênero Nitrospira foi identificado como o principal grupo, sendo pelo menos dois representantes isolados e caracterizados. O isolado Sil21 apresentou alta tolerância a amônia, nitrito e nitrato, possuindo uma excelente taxa de crescimento, sugerindo ser um bom candidato para o controle da qualidade da água. A população de nitrificantes, identificadas por análises de DGGE, tiveram pouca diferença entre os biofiltros, sendo a Nitrospira detectada ao longo de toda a maturação do biofiltro.


Palavras-chave:  Bactérias nitrificantes, Biofiltros, Preservação ambiental, Produção aquícola